Uma jiboia de 2,5 metros escapou de uma casa, na cidade de Rio Verde, na região sudoeste de Goiás. Segundo a tutora Jordana Mendes Oliveira, a serpente é legalizada e fugiu.
“Tínhamos acabado de chegar em casa e estávamos dentro do carro. Foi quando meu irmão entrou dentro de casa. Eu suponho que ele tenha aberto a porta e nesse meio tempo ela (a jiboia) escapou”, explicou Jordana em entrevista à TV Anhanguera.
A jiboia de estimação, conhecida como Chanel, foi filmada nas imediações do Parque Engracia Vaz “Dona Nega”, no Bairro Canaã. A tutora e sua família continuam procurando pela serpente.
Serpente é pet?
A criação de répteis como pets vem crescendo de forma vertiginosa. Considerada a terceira maior indústria pet dos Estados Unidos e da Europa, a tendência ainda é recente – porém, crescente – no Brasil.
Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o País possui 2,21 milhões de pequenos animais domésticos, como repteis e mamíferos.Entre os répteis de estimação mais queridos, está a Jiboia (Boa constrictor).
Não peçonhenta, possui duas subespécies no Brasil: Boa constrictor amarali, que vive apenas no Cerrado, e Boa constrictor constrictor, que habita a Amazônia, a Caatinga, a Restinga e a Mata Atlântica.
A legislação permite jiboias de estimação desde que a serpente tenha sido comprada de um criadouro legalizado. Por isso, é importante também trazer a nota fiscal da compra sempre que precisar transportar sua jiboia.