Animais foram retirados pela Defesa Civil em Balneário Gaivota, no Sul do estado. Cidade registrou alagamentos com fortes chuvas.
Quatro filhotes de cachorro foram resgatados embaixo de uma casa durante um alagamento em Balneário Gaivota, no Sul de Santa Catarina. A água já chegava até os animais, conforme a prefeitura.
A situação ocorreu na tarde de domingo (12). O resgate foi feito pelo coordenador municipal da Defesa Civil de Balneário Gaivota, Rodrigo Bonora, que é guarda-vidas.
A ação foi registrada em vídeo. Nas imagens, o socorrista se deita em meio à água para conseguir acessar debaixo da casa, onde estavam os cachorros.
Em seguida, ele vai tirando os filhotes, um a um, e entrega a uma mulher, que estava em pé ao lado da casa e recebia os cachorrinhos.
Bonora, que fez o resgate, contou que os cães foram abandonados embaixo da casa. “Quem escutou o choro dos animais foi o vizinho do lado”.
A princípio, a mãe teve oito filhotes e conseguiu tirar quatro deles do local ao perceber que o nível da água estava subindo durante o alagamento. E foi preciso tirar a cadela do lugar para fazer o resgate.
“Num momento, ela ficou com eles lá. Quando eu fui tentar a primeira vez [o resgate], ela estava lá. Ela quis me morder, quis me avançar”, contou Bonora.
Como os vizinhos conheciam a cadela, conseguiriam atraí-la para outro local e ficaram com ela para que o socorrista pudesse ir para debaixo da casa retirar os demais filhotes.
“Eu sempre digo que a gente tem a sorte que tem sempre uns que fazem um esparro. Tinham dois esparrentinhos que fizeram o griteiro. Daí o pessoal ouviu e dois estavam bem quietinhos. Eram dois calminhos e dois bem revoltados”, relatou, sobre os cachorrinhos.
Não foi informado o que ocorreu com os filhotes após o resgate.
Chuvas em Balneário Gaivota
A cidade foi uma das atingidas por fortes chuvas desde sexta-feira (10). Em pelo menos seis municípios do Sul catarinense próximos ao Norte gaúcho, os temporais superaram 200 milímetros entre 12h de sexta e 12h de domingo, de acordo com a Defesa Civil.
Para se ter uma ideia, a média histórica de chuva esperada para o mês de maio inteiro na região é de até 110 milímetros, de acordo com a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas de Santa Catarina.
O maior volume foi registrado em Praia Grande, conhecida como Capital Catarinense dos Cânions, que chegou a 282 milímetros entre 12h de sexta-feira e 12h de domingo. O trecho de uma rodovia foi arrastado pela força da água.
Em Balneário Gaivota, houve alagamentos.